Corinthiano na Web
O portal da Fiel Torcida!
CBF altera datas das semifinais da Copa do Brasil, fere o seu próprio regulamento e acaba favorecendo Flamengo e Atlético-MG
0
3
Falta de comprometimento da CBF com o seu próprio regulamento causou protestos de corinthianos e vascaínos na internet
As partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil que estavam previstas para o dia 17 de outubro, tiveram suas datas alteradas para o fim de semana dos dias 19 e 20. A CBF alegou que precisou fazer a mudança após a divulgação do calendário das semifinais das competições da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana).
Flamengo e Atlético-MG haviam pedido alteração nas datas dos confrontos de volta devido aos jogos de seleções na Data FIFA, porém, Corinthians e Vasco, respectivamente, haviam se mostrado contra essas solicitações dos rivais.
A CBF declarou que ouviu todas as partes envolvidas, porém, a decisão acabou quebrando o próprio regulamento da entidade. Isso porque, no início de cada temporada, a CBF divulga o regulamento de todas as suas competições: Copa do Brasil, Brasileirão (Séries A, B, C e D), Copa Verde, Copa do Nordeste e Supercopa do Brasil.
E no terceiro capítulo do documento do regulamento, que fala sobre as disposições técnicas, tem os seguintes critérios estabelecidos:
Um clube não pode solicitar alteração de datas devido a convocação de atletas na Data FIFA;
As solicitações de alterações de partidas devem ser feitas exclusivamente pelas consideradas "partes interessadas", que são: clube mandante, federação mandante e a emissora detentora dos direitos de transmissão.
O primeiro tópico é assegurado pelo primeiro parágrafo do artigo 11 do regulamento. Já o segundo pelo ponto A do primeiro item do artigo 14. A única parte seguida pelo Flamengo na solicitação foi de ser a pelo menos dez dias úteis do confronto.
No caso do jogo do Corinthians, as partes interessadas seriam: Corinthians (time mandante), a Federação Paulista de Futebol e o Grupo Globo(detentores dos direitos de transmissão), uma vez que a partida será disputada na Neo Química Arena. A situação é a mesma para o Vasco, que é o mandante do outro confronto contra o Atlético-MG.
A alteração das datas gerou a ira dos torcedores e dirigentes de Corinthians e Vasco. Ambos os clubes se posicionaram contra a decisão da CBF:
“O Vasco está sendo prejudicado, e não podemos aceitar isso”, afirmou Pedrinho (presidente do Vasco), em tom enérgico, durante pronunciamento nas redes sociais do Vasco. Ele ainda sugeriu que a entidade estava deliberadamente favorecendo seus rivais, em especial o Atlético-MG e o Flamengo, times que também disputam a Copa do Brasil e que podem se beneficiar das novas datas por conta de seus compromissos em outras competições no calendário.
"Lamentável o que vem acontecendo. Hoje, domingo, dia de um grande jogo para nós, fomos surpreendidos com essa mudança de data, na qual eu, pessoalmente, estive na CBF falando com o presidente Ednaldo.
Foi esclarecido, mandamos requerimento assim que saíram as notícias na internet, na qual o Corinthians poderia ter essa mudança de data. Não fomos consultados antes. Porque o mando de jogo é nosso, então seríamos nós que deveríamos tentar e não fizemos.
O Corinthians foi desrespeitado. Queria entender qual o motivo da mudança da Copa do Brasil de quarta-feira para o domingo. Da antecipação do domingo para quinta-feira do jogo do Campeonato Brasileiro, o qual é muito importante para o Corinthians. Nos dê uma justificativa dessa mudança. O Corinthians jamais quer ser beneficiado, mas jamais vai aceitar que alguém seja beneficiado.
Queremos que simplesmente cumpram o regulamento, tanto o da Fifa, quanto o da CBF. O Corinthians não vai admitir esse tipo de coisa. Temos pacotes de torcedores, temos toda uma logística pronta na qual seremos prejudicados. O Corinthians, hoje, está em três competições. Não podemos ser prejudicados. Já temos um planejamento para isso.
O próprio treinador do Flamengo deu uma entrevista outro dia criticando o diretor de competições Julio Avellar, em que essas mudanças de datas estavam prejudicando os clubes e os próprios atletas com lesões e outras coisas mais. Então nos dê um motivo para essa mudança. Assim como o Corinthians vai respeitar o regulamento da CBF, gostaríamos que ela respeitasse o regulamento.
O Corinthians respeita tanto o regulamento da CBF que, por minutos, o Memphis não foi inscrito na semifinal da Copa do Brasil. E não estamos sendo respeitados dessa forma. O Corinthians é o time do povo, o Corinthians não é brincadeira. O Corinthians é resistente. O Corinthians é contra tudo e contra todos. Isso não acaba por aqui. Vai, Corinthians!" - afirmou o presidente do Timão, Augusto Melo.
Há pouco, no Programa Apito Final, da Rede Bandeirantes, Augusto Melo falou novamente sobre o assunto:
"Se eles (Flamengo) têm problema com jogadores para jogar conosco na quarta-feira, por que que eles querem jogar contra o Fluminense nesse dia? É um absurdo, né? Se eles não podem jogar Copa do Brasil na quarta, por que que eles podem jogar o Campeonato Brasileiro? É uma inversão de valores tremenda. É um absurdo o que estão fazendo com a gente. Estamos estudando a melhor forma de entrar. O que a gente quer deixar claro é o seguinte: não vai ficar assim! Pode ter certeza disso! E não para por aí" - declarou o presidente.
Augusto Melo complementou explicando os passo-a-passos do Corinthians para resolver essa questão.
"A CBF vai nos falar amanhã. A gente tá esperando uma ligação deles. O presidente disse hoje para mim que amanhã o Diretor de Competições vai nos ligar e a gente vai ter uma conversa, então vamos aguardar isso. A gente depende deles agora. É o que eu sempre disse, o Corinthians não vai ficar quieto, o Corinthians não vai admitir isso que estão fazendo. Então vão ter atitudes aí que eu acho que pode complicar algumas situações também... O Corinthians vai cumprir o regulamento isso não tem a dúvida. O que nós queremos é simples assim: cumprir o regulamento, senão não adiantava nada ter ido lá naquele sorteio, ter entendido o mando de jogo, todas essas coisas. Acho que tem que se cumprir o regimento. Estão rasgando o regimento deles, rasgando o próprio regulamento. É um absurdo! Nós não vamos aceitar isso" - afirmou o presidente Augusto Melo.
Augusto Melo ainda comentou que tentou contato com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, porém, disse que não obteve sucesso.